top of page
  • Foto do escritor8 To One

🚨🚨 NÃO PEGUE IMAGENS DO GOOGLE!! 🚨🚨



Como já dizia Confúcio: " Uma imagem vale mais que mil palavras."

As imagens têm papel fundamental para chamar a atenção de quem a visualiza e assim levá-lo ao engajamento com o conteúdo.

Você sabia que: imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos? Posts com imagens no Facebook e Instagram geram 2.3 vezes mais engajamento, tuítes com imagens recebem 150% mais retuítes do que aqueles apenas em texto..

O conteúdo visual nos envolve e nos mantém mais tempo atento, por isso aposte sim, em imagens em seus posts.

Mas, se você está acostumado a pegar imagens populares do Google, pare agora!!! 😱





Segue algumas dicas para te ajudar na busca do Google Imagens:

- Busque palavras em inglês ou espanhol, pois a quantidade de imagens e a qualidade será muito melhor.


- No Google imagens, há a opção de filtrar o tamanho da imagem que você quer: selecione tamanho grande.


- Você sabia que tem como você ter acesso á imagens já recortadas? Basta você acessar a ferramenta: cor e selecionar opção transparente. Bacana né?!


- Existem também, bancos de imagens gratuitos que evitam multas e processos jurídicos por direitos autorais, têm qualidade de imagens ilimitadas, trazem mais inspiração, e deixarão seu post muito mais profissional.


Segue 10 links de sites de banco de imagens


1 Pixabay

O Pixabay permite encontrar fotos, imagens vetoriais, ilustrações e, até mesmo, vídeos para serem usados gratuitamente.

A grande vantagem desse site é o filtro, que permite incluir tamanhos, dimensões e a orientação.

Além disso, há a segmentação por cores predominantes nas imagens, o que pode ser um diferencial em termos de branding. O acervo conta com mais de 1,2 milhão de elementos.


2 Hubspot

Você pode estar se perguntando: “a Hubspot não é uma empresa de inbound marketing e sofware?”. Sim, você está correto.

Apesar disso, ela oferece ao público um único pacote de imagens gratuitas, como se fosse uma promoção.

Todas as imagens são de altíssima qualidade. Para ter acesso a elas, é preciso fazer um registro na plataforma, que ainda disponibiliza vários cursos e serviços para você aprimorar seu negócio.

É um meio diferente de adquirir novos leads e, além disso, auxiliar a comunidade.


3 Unsplash

Esse site possui algumas das mais belas imagens disponíveis na web. Todas as imagens são completamente livres de qualquer tipo de direito autoral.

Isso significa que você pode copiá-las, editá-las e distribuí-las com qualquer objetivo, seja comercial ou pessoal.

Esse é um dos poucos sites em que não é necessário sequer dar créditos ao fotógrafo original, embora essa seja uma prática recomendada. Além disso, é planejado para atender a qualquer demanda de imagens do usuário.

Há também a opção de se inscrever na newsletter. Com ela você receberá 10 novas imagens a cada 10 dias, como uma forma de divulgar o conteúdo.


4 Freepik

Totalmente prático e com boa estética, o banco já conta com mais de um milhão e meio de imagens e fotografias grátis.

Para obter uma imagem, basta clicar nela e pronto. Você conseguirá ver qual é o tipo de licença e o site de procedência.

A plataforma original está em espanhol, mas o site já conta com versão em português


5 Rawpixel

Se você tem costume de pesquisar em bancos de imagem, com certeza esse nome soa um tanto quanto familiar. Isso acontece porque o Rawpixel também distribui as suas imagens em vários outros bancos de imagem — muitos deles que serão listados ao longo deste post.

O que o torna tão especial é o seu acervo gigantesco e diversificado, que conta com imagens, vetores, ilustrações e muito mais!

Além de possibilitar o download de imagens gratuitas, ele também possui uma extensa coletânea premium.


Esse é um dos sites mais conhecidos para baixar imagens vintage gratuitas. Assim como seu nome indica, ele é especializado em imagens, cartazes e pôsteres no estilo retrô.

Grande parte dos arquivos da galeria é de domínio público, então não se preocupe com os direitos autorais. O serviço premium pode fornecer algumas imagens em melhor qualidade e exclusivas, mas o acervo gratuito é vasto.

E o melhor: não é necessário fazer login. Basta selecionar a imagem e baixá-la em seu computador.


7 Morguefile

Imagens com excelente qualidade e totalmente grátis podem ser encontradas no Morguefile. O site oferece recursos de vários estilos.

Esse banco de imagens foi construído com a contribuição de diversos profissionais criativos, com o objetivo de auxiliar os usuários a encontrar boas imagens livres para uso comercial ou pessoal.


8 RGB Stock

RGB é a sigla utilizada para o sistema de cores aditivas Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul). Seu objetivo é reproduzi-las em aparelhos eletrônicos, como computadores, smartphones e televisões.

O banco de imagens RGB Stock é especializado não apenas em imagens diretamente utilizáveis, mas também em outros elementos como planos de fundo, texturas e filtros.


9 Libreshot

Totalmente livre de direitos autorais, esse banco permite download direto e sem necessidade de login. As imagens podem ser baixadas de maneira simples e não têm marcas d’água.

Novas imagens chegam a cada semana e todo o conteúdo do site é responsabilidade do artista Martin Vorel.


10 Getref

Um ótimo site de imagens gratuitas para quem procura fotos para redes sociais e blogs. Nele, você tira proveito das buscas por meio de pacotes ou palavras-chave.

Nem todos os produtos são gratuitos, mas há um filtro para encontrá-los. Basta passar o mouse para saber a precificação de cada um.

O diferencial do site é basear-se em fotos reais, mais naturais, que vêm em alta resolução.


Veja outras dicas de ouro que vão te ajudar muito na hora de criar sua arte, e assim oferecer sempre a melhor qualidade ao seu público! 😃

🔸 Gostou das nossas dicas? Salve para quando precisar e compartilhe com mais pessoas!

Até mais...



Janaina Ramos



Janaina Ramos
Janaina Ramos - Marketing Estratégico


















bottom of page